Lançamento do livro “The New Geography in the Global Automotive Industry”
Esse processo se deve, por exemplo, à pressão sindical, custos, tributos e à relutância dos agentes em garantir a estabilidade da produção. À medida que essas plantas adotam práticas cada vez mais modernas, caracterizadas por modelos de organização industrial altamente compactos, como o Completely Knock-Down (CKD) e seus kits pré-fabricados e importados, o apego dessas empresas às suas localizações enfraquece.
Este livro identifica esses movimentos, sobretudo, em termos de Investimentos Estrangeiros Diretos (IEDs), que inundam países e regiões carentes de grupos automobilísticos e os transformam em plataformas de produção e exportação de baixo custo.
Onde e quanto as montadoras produzem e de que forma? Por meio de joint ventures ou sozinhas? Em que situação estão os novos players, como China e Índia? Como podemos explicar o declínio dos antigos produtores europeus, EUA e Japão? Até que ponto essas mudanças na localização da produção afetaram os países e o próprio setor automotivo, especialmente em termos de salários dos trabalhadores? O objetivo deste livro é mapear as mudanças geográficas na produção mundial de veículos e tentar responder a essas perguntas usando uma estrutura analítica fundamentada na sociologia econômica.
“Por meio de estudos de caso, nosso objetivo é investigar como os fabricantes de automóveis (grandes empresas multinacionais) estruturaram novas indústrias em países emergentes, reestruturaram suas bases domésticas e desenvolveram novas regiões de produção. Conduzimos uma análise exploratória da produção automotiva global, incluindo os contornos da mudança geográfica e os impactos que essa mudança tem nas condições socioeconômicas dos trabalhadores e dos atores envolvidos”, explicam os autores.
O livro está publicado na Série: Questões Econômicas, Problemas e Perspectivas; Questões Empresariais, Concorrência e Empreendedorismo e é indicado para as áreas de Economia; Administração; Ciência Política; Sociologia; Economia; Geografia; Sociologia Econômica e áreas afins.
O projeto teve apoio do Núcleo de Estudos em Sociologia Econômica e das Finanças (NESEFI) e do Núcleo de Estudos Organizacionais (NEO) da UFSCar. Mais informações neste link.
https://www.ufscar.br/noticia?