Lançamento do livro “The New Geography in the Global Automotive Industry”

Livro aborda a nova geografia do Setor Automobilístico
Livro explora a nova dinâmica geográfica do setor automotivo (Imagem: Reprodução)Livro explora a nova dinâmica geográfica do setor automotivo (Imagem: Reprodução)
Pesquisadores da UFSCar estão entre os autores do livro “The New Geography in the Global Automotive Industry”, publicado pela Editora Nova Science. Em coautoria com Marcelo José do Carmo, Mário Sacomano Neto, Júlio César Donadone (da UFSCar); e Aditya Kuthar e Shreya Gupta (da Indian Institute of Technology, Kharagpur, West Bengal, India), o livro explora a nova dinâmica geográfica do setor automotivo ao estudar como o capital aperfeiçoou a capacidade de mobilidade, submetendo países, territórios e trabalhadores à extorsão locacional, ou seja, à ameaça constante de encerramento de fábricas.

Esse processo se deve, por exemplo, à pressão sindical, custos, tributos e à relutância dos agentes em garantir a estabilidade da produção. À medida que essas plantas adotam práticas cada vez mais modernas, caracterizadas por modelos de organização industrial altamente compactos, como o Completely Knock-Down (CKD) e seus kits pré-fabricados e importados, o apego dessas empresas às suas localizações enfraquece.

Este livro identifica esses movimentos, sobretudo, em termos de Investimentos Estrangeiros Diretos (IEDs), que inundam países e regiões carentes de grupos automobilísticos e os transformam em plataformas de produção e exportação de baixo custo.

Onde e quanto as montadoras produzem e de que forma? Por meio de joint ventures ou sozinhas? Em que situação estão os novos players, como China e Índia? Como podemos explicar o declínio dos antigos produtores europeus, EUA e Japão? Até que ponto essas mudanças na localização da produção afetaram os países e o próprio setor automotivo, especialmente em termos de salários dos trabalhadores? O objetivo deste livro é mapear as mudanças geográficas na produção mundial de veículos e tentar responder a essas perguntas usando uma estrutura analítica fundamentada na sociologia econômica.

“Por meio de estudos de caso, nosso objetivo é investigar como os fabricantes de automóveis (grandes empresas multinacionais) estruturaram novas indústrias em países emergentes, reestruturaram suas bases domésticas e desenvolveram novas regiões de produção. Conduzimos uma análise exploratória da produção automotiva global, incluindo os contornos da mudança geográfica e os impactos que essa mudança tem nas condições socioeconômicas dos trabalhadores e dos atores envolvidos”, explicam os autores.

O livro está publicado na Série: Questões Econômicas, Problemas e Perspectivas; Questões Empresariais, Concorrência e Empreendedorismo e é indicado para as áreas de Economia; Administração; Ciência Política; Sociologia; Economia; Geografia; Sociologia Econômica e áreas afins.

O projeto teve apoio do Núcleo de Estudos em Sociologia Econômica e das Finanças (NESEFI) e do Núcleo de Estudos Organizacionais (NEO) da UFSCar. Mais informações neste link.

https://www.ufscar.br/noticia?codigo=16211&id=livro-aborda-a-nova-geografia-do-setor-automobilistico