LOCAL

SÃO CARLOS

INICIO

02/09/2022

TÉRMINO

20/04/2024

SOBRE O CURSO

As organizações passam atualmente por fortes mudanças no seu ambiente interno devido aos avanços das tecnologias digitais e enfrentam desafios externos ao competirem com cadeias globais, o que as obriga a modificarem a forma como gerem suas operações na busca de vantagens competitivas sustentáveis. O profissional que está inserido nessas organizações também é impactado por tantas mudanças, pois a incorporação destas novas práticas pelas empresas passa, necessariamente, pela capacitação e desenvolvimento de novas habilidades e competências de seu corpo técnico e gerencial. Acreditamos que agregar diversos conhecimentos, métodos e tecnologias das áreas de Engenharia de Produção e Gestão de Operações à gestão das empresas pode se constituir em diferencial competitivo. Além disso, a transmissão de novos conhecimentos para a sociedade possibilita que diferentes profissionais desenvolvam uma base sólida de práticas e técnicas da Engenharia de Produção e Gestão de Operações, atendendo aos novos desafios. Tal conhecimento é potencializado integrando esses conteúdos com a gestão das organizações e das cadeias de suprimentos e com as perspectivas financeira, de marketing, de recursos humanos e, principalmente, de tecnologias emergentes. Visando responder a essa demanda, o Departamento de Engenharia de Produção (Campus São Carlos) da UFSCar atualizou, reformulou e ampliou o tradicional curso de especialização em Gestão da Produção, criando o Master of Business Engineering em Gestão da Produção (MGP), que terá início no 2º semestre de 2022.

Objetivo

Preparar, atualizar e qualificar profissionais que trabalham em diferentes sistemas produtivos para que compreendam a importância da gestão de operações para a gestão das cadeias de suprimentos em ambientes variados de mercado (indústria, serviços e outros), buscando torná-los mais sustentáveis e conectados às tecnologias emergentes.

Público Alvo

Dentre os profissionais que o curso tem como público-alvo estão engenheiros, administradores, economistas e demais profissionais graduados em nível superior que atuam em diversas áreas e setores da economia, e que buscam atualização em conhecimentos para construir organizações mais sustentáveis e conectadas com tecnologias emergentes.

Período

Oito horas-aula semanais, ministradas às sextas-feiras à noite (19:00 às 23:00 horas) e aos sábados de manhã (8:00 às 12:00 horas). A oferta das disciplinas poderá ser realizada de forma remota, presencial ou híbrida de acordo com as condições sanitárias vigentes para não colocar em risco a saúde dos discentes e servidores da UFSCar, além de prestadores de serviço.

Carga horária total: 404 horas

Contato: silvia@dep.ufscar.br

ESTRUTURA DO CURSO

  1. 1
    MÓDULO I - GESTÃO DE OPERAÇÕES
    CARGA HORÁRIA   DISCIPLINAS
    12 Horas Sistemas de Produção & Estratégia
    12 Horas Gerenciamento de Projetos Tradicional e Ágil
    12 Horas Planejamento e Controle da Produção I
    12 Horas Planejamento e Controle da Produção II
    12 Horas Planejamento e Controle da Produção III
    12 Horas Pesquisa Operacional
    12 Horas Simulação de Sistemas
    12 Horas Sistemas de Produção Enxuta
    12 Horas Logística Integrada
    12 Horas Gestão de Cadeia de Suprimentos
    12 Horas Gestão de Operações Sustentáveis
    12 Horas Gestão de Operações de Serviços
    12 Horas Marketing em Gestão de Operações
  2. 2
    MÓDULO II - GESTÃO DA QUALIDADE
    CARGA HORÁRIA   DISCIPLINAS
    12 Horas Gestão da Qualidade
    12 Horas Lean Six Sigma
    12 Horas Gestão da Mudança para Melhoria
  3. 3
    MÓDULO III - GESTÃO ECONÔMICA
    CARGA HORÁRIA   DISCIPLINAS
    12 Horas Microeconomia Gerencial
    16 Horas Engenharia Econômica
    16 Horas Custos Empresariais
    12 Horas Administração Financeira
  4. 4
    MÓDULO IV - DINÂMICA ORGANIZACIONAL E DO TRABALHO
    CARGA HORÁRIA   DISCIPLINAS
    12 Horas Estudos Organizacionais
    12 Horas Trabalho e Diversidade
    12 Horas Projeto do Trabalho e Ergonomia
    12 Horas Projeto e Desenvolvimento do Produto
    12 Horas Projeto de Unidades Produtivas
  5. 5
    MÓDULO V - MODELOS DE NEGÓCIOS DIGITAIS
    CARGA HORÁRIA   DISCIPLINAS
    12 Horas Gestão da Inovação e Empreendedorismo
    12 Horas Business Analytics
    12 Horas Indústria 4.0
    12 Horas Qualidade 4.0
  6. 6
    MÓDULO VI - FORMAÇÃO GERAL
    CARGA HORÁRIA   DISCIPLINAS
    12 Horas Métodos Estatísticos aplicados à Gestão da Produção
    12 Horas Metodologia de Pesquisas em Gestão de Operações
    12 Horas Gamificação e Jogos em Empresas
    12 Horas Palestras e Seminários em Gestão de Operações
CARGA HORÁRIA TOTAL

404 horas

CONCLUSÃO DO CURSO

Monografia Obrigatória para a obtenção do título de Master of Business Engineering em Gestão da Produção

DISCIPLINAS

  1. Sistemas de Produção & Estratégia

    Evolução da área de Gestão da Produção e Operações. Conceito de sistema de produção. Tipologias de Sistemas de Produção. Estratégia de Negócios e de Produção.
    Hora/Aula: 12 horas

  2. Gerenciamento de Projetos Tradicional e Ágil

    Projetos: conceito, importância, contexto e abordagens. Gestão de projetos tradicional. PMBOK. Gerenciamento ágil de projetos. SCRUM. Maturidade em Gerenciamento de Projetos.
    Hora/Aula: 12 horas

  3. Planejamento e Controle da Produção I

    Conceitos básicos em PCP.  Previsão da demanda. Planejamento Hierárquico. Sales & Operations Planning. Análise de Capacidade
    Hora/Aula: 12 horas

  4. Planejamento e Controle da Produção II

    Programa Mestre de Produção. MRP, Kanban e outros sistemas de coordenação de ordens. Gestão de Estoques. Scheduling.
    Hora/Aula: 12 horas

  5. Planejamento e Controle da Produção III

    Outros paradigmas da manufatura: Teoria das Restrições, Quick Response Manufacturing. ERP. Advanced Planning & Scheduling. PCP 4.0.
    Hora/Aula: 12 horas

  6. Pesquisa Operacional

    A importância da Pesquisa Operacional no apoio à tomada de decisão. Modelos prescritivos de otimização em Gestão de Operações. Análise de Sensibilidade. Uso de softwares para a resolução de problemas. Apresentação de cases.
    Hora/Aula: 12 horas

  7. Simulação de sistemas

    Simulação de eventos discretos. Desenvolvimento de modelos de simulação. Uso de softwares de simulação para análise de cenários. Apresentação de cases.
    Hora/Aula: 12 horas

  8. Sistemas de Produção Enxuta

    Princípios, técnicas e ferramentas da produção enxuta. Conceitos e aplicações.
    Hora/Aula: 12 horas

  9. Logística Integrada

    Evolução e importância da Logística. Logística Integrada. Estratégia Logística. Nível de Serviço. Processamento de pedidos. Sustentabilidade em Logística. Logística 4.0.
    Hora/Aula: 12 horas

  10. Gestão da Cadeia de Suprimentos

    Gestão da cadeia de suprimentos: evolução, definições, processos e estratégia. Gestão do desempenho na Cadeia de Suprimentos. Gestão de Riscos e Resiliência na Cadeia de Suprimentos. Integração entre Marketing, Produção, Compras e Logística. Gestão da Cadeia de Suprimentos Digital.
    Hora/Aula: 12 horas

  11. Gestão de Operações Sustentáveis

    Desenvolvimento sustentável. Objetivos do desenvolvimento sustentável (ODS). Sustentabilidade corporativa.  Abordagens de Gestão de Operações voltadas à sustentabilidade: Cleaner Production, Economia Circular, Eco-design/ Inovação sustentável e Gestão da Cadeia de Suprimento sustentável.
    Hora/Aula: 12 horas

  12. Gestão de Operações de Serviços

    Conceitos fundamentais de Gestão de Operações em Serviços. Relacionamento com Clientes e Fornecedores. Processos e Gestão de Capacidade. Pessoas e Tecnologia.
    Hora/Aula: 12 horas

  13. Marketing em Gestão de Operações

    Conceitos & Integração Interfuncional.  Ambiente & Concorrência. Comportamento do Consumidor & Segmentação.  4Ps. Pesquisa de Mercado.  Novas Tecnologias e aplicações em Marketing.
    Hora/Aula: 12 horas

  14. Gestão da Qualidade

    TQM: evolução e princípios.  Modelos de referência para a qualidade: Normas da Qualidade e os modelos de excelência.  ISO 9001 e PNQ. Sistema de Gestão da Qualidade.  Hoshin Kanri.  Gerenciamento de Processos.  Medição de desempenho.
    Hora/Aula: 12 horas

  15. Lean Six Sigma

    Abordagem Lean e sua origem. Princípios do Lean Thinking. Fluxo de valor e sua análise. Apresentação das principais ferramentas Lean. Eventos Kaizen. Conceito Seis Sigma. Origem Seis Sigma. Estrutura Seis Sigma. DMAIC. Métricas do Seis Sigma. Ferramentas Seis Sigma. Conceituação e apresentação do Lean Seis Sigma. Exemplos e casos.
    Hora/Aula: 12 horas

  16. Gestão da Mudança para Melhoria

    Mudanças no contexto da Revolução 4.0. O Fator Humano nas mudanças organizacionais e o Fator Humano no contexto da Revolução 4.0. O Papel da Liderança na Gestão da Mudança. Os 8 passos da mudança. O papel das Soft Skills e as principais Skills relacionadas à Gestão da Mudança: Visão (magnanimidade), Comunicação e persuasão, Inteligência Emocional, Liderança, Gestão do Tempo, Pensamento Crítico (Como tomar boas decisões), Resiliência, entre outras.
    Gestão de times no processo de mudança.
    Hora/Aula: 12 horas

  17. Microeconomia Gerencial

    Análise da demanda e elasticidades. Comportamento e análise dos custos da produção. Formação de preços e estratégia em diferentes estruturas de mercado. Estratégias de coordenação de transações. Estudos de caso.
    Hora/Aula: 12 horas

  1. Engenharia Econômica

    Conceitos financeiros básicos. Equivalência de capitais. Sistemas de amortização.  Métodos para comparação de oportunidades de investimento. Avaliação de alternativas de substituição de equipamentos. A influência do IR na comparação de alternativas de investimento.
    Hora/Aula: 16 horas

  2. Custos Empresariais

    Conceitos gerais de contabilidade de custos e terminologia básica. Custos e objetivos dos sistemas de custeio. Custeio por absorção (avaliação de estoque). Custos de materiais e de mão-de-obra direta. Custeio por atividade (custeio ABC). Custeio direto (variável) e margem de contribuição Fixação do preço de venda e decisão sobre compra ou produção. Análise da relação custo/volume /lucro (ponto de equilíbrio). Custo para planejamento e controle: custo padrão.
    Hora/Aula: 16 horas

  3. Administração Financeira

    Principais demonstrações financeiras. Análise horizontal. Análise vertical. Indicadores de desempenho econômico-financeiro: liquidez, endividamento e rentabilidade.
    Hora/Aula: 12 horas

  4. Estudos Organizacionais

    Conceitos fundamentais de análise organizacional: Propriedade, controle, governança corporativa, estruturas organizacionais formais e informais, estratégia, ambiente organizacional. Emergência histórica dos diferentes modelos de empresa. Modelo familiar, modelo da produção/mecânico, modelo do marketing e vendas, modelo financeiro e de valor aos acionistas, novos modelos: capitalismo de plataforma e gestão de grupos ágeis.
    Hora/Aula: 12 horas

  5. Trabalho e Diversidade

    Capitalismo industrial, sindicalismo e direitos do trabalho. Flexibilização do trabalho e empregabilidade. Trabalho no capitalismo de plataforma. Identidade como eixo de mobilização no trabalho. Grupos discriminados no mercado de trabalho (de gênero, étnico-racial, entre outras). Importância da diversidade nas organizações. Gestão da diversidade.
    Hora/Aula: 12 horas

  6. Projeto do Trabalho e Ergonomia

    Aspectos de produtividade e saúde no trabalho. Legislação e normas aplicadas ao Projeto do Trabalho e Ergonomia. Revisão e crítica aos estudos de tempos e movimentos. Adaptação do trabalho aos seres humanos: aspectos físicos, cognitivos e organizacionais. Conceitos de Ergonomia Situada: Trabalho prescrito e trabalho real, variabilidade e modo operatório. Projeto participativo do trabalho. Técnicas de simulação, representação gráfica e de prototipagem física e virtual em análise e projeto.
    Hora/Aula: 12 horas

  7. Projeto e Desenvolvimento do Produto

    Gestão e desenvolvimento do projeto do produto: métodos e técnicas. Ciclo de vida do produto e Economia Circular. Propriedade Industrial e Patentes. Técnicas de representação gráfica e de prototipagem física e virtual. Abordagens participativas e emergentes no desenvolvimento do produto.
    Hora/Aula: 12 horas

  8. Projeto de Unidades Produtivas

    Metodologia do projeto e planejamento de instalações. Unidades típicas das instalações produtivas. Estratégias de produção. Dimensionamento dos fatores de produção. Centros de produção, logística interna e sistemas de movimentação. Desenvolvimento do layout. Modelagem física e de fluxos. Formalização e documentação do projeto de unidades produtivas.
    Hora/Aula: 12 horas

  9. Gestão da Inovação e Empreendedorismo

    Inovação tecnológica. Cooperação universidade-empresa-governo. Empreendedorismo inovador. Ambientes de inovação (incubadoras, parques e polos tecnológicos, aceleradoras, hubs de inovação). Propriedade intelectual.
    Hora/Aula: 12 horas

  10. Business Analytics

    Gestão do desempenho. Indicadores de Desempenho. Analytics Descritivo. Analytics Preditivo. Analytics Prescritivo. Business Intelligence.
    Hora/Aula: 12 horas

  11. Indústria 4.0

    Conceitos e impactos da Indústria 4.0. Tecnologias da I4.0. Apresentação de Cases em Indústria 4.0.
    Hora/Aula: 12 horas

  12. Qualidade 4.0

    Indústria 4.0. Tecnologias da Indústria 4.0.Big Data; Big Data Analytics. Aplicações das Tecnologias da Indústria 4.0 na Gestão da Qualidade.
    Hora/Aula: 12 horas

  13. Métodos Estatísticos aplicados à Gestão da Produção

    Estatística Descritiva. Amostragem. Estimação de Parâmetros. Teste de Hipóteses. Teste de Aderência. Correlação e Regressão. Análise de Variância. Uso da estatística na tomada de decisões.
    Hora/Aula: 12 horas

  14. Metodologia de Pesquisa em Gestão de Operações

    Estrutura e conteúdo de um projeto de pesquisa. Pesquisa bibliográfica em bases de dados. Citações em trabalhos científicos. Apresentação gráfica em trabalhos científicos. Elaboração de referências. Metodologia de Pesquisa em Engenharia de Produção e Gestão de Operações.
    Hora/Aula: 12 horas

  15. Gamificação e Jogos em Empresas

    Conceito e aplicações de Jogos. Gamificação e Game Design. Jogos digitais e físicos. Desenvolvimento de jogo ou dinâmica em ambiente produtivo/operações. Aplicação de jogos e/ou dinâmicas gamificadas que tenham como tema a Gestão da Produção e Operações.
    Hora/Aula: 12 horas

  16. Palestras e Seminários em Gestão de Operações

    Palestras e seminários em Gestão de Operações.
    Hora/Aula: 12 horas

  17. Trabalho de Conclusão de Curso

PROFESSORES

ANA LÚCIA TORKOMIAN
ANDREA LAGO
ANDREI ALBUQUERQUE
CLARISSA BARCO DE CAMARGO
DANIEL BRAATZ
EDEMILSON NOGUEIRA
FABIANE LIZARELLI
FABIO MOLINA
GILBERTO GANGA

GLAUCO MENDES
GUSTAVO DE OLIVEIRA
IVETE DELAI
JOSÉ FLÁVIO NANTES
JULIANA KEIKO SAGAWA
JULIO DONADONE
KARINA ASSIS
LUCIANO CAMPANINI
LUIZ TONIN
MARCELO CARRER

MARIO BATALHA
MOACIR GODINHO FILHO
MURÍS LAGE JUNIOR
PEDRO OPRIME
REINALDO MORABITO
ROBERTO MARTINS
ROBERTO TAVARES
VICTOR CLÁUDIO BENTO DE CAMARGO
VITORIA PUREZA

Coordenação: ROSANE L. CHICARELLI ALCANTARA

INVESTIMENTO

Valores e Prazos

Período Matrícula Parcelas Mensais
de 27/06/2022 a 12/08/2022 R$ 375,00 21x R$ 750,00
de 13/08/2022 a 30/08/2022 R$ 750.00 21x R$ 750,00

Vagas Específicas

Para Funcionários FAI.UFSCar:
1 Vaga Específica Disponível:
(Matrícula  R$ 375,00 + 21x R$ 375,00)

Para Ex-Alunos DEP UFSCar:
Vagas Específicas Disponíveis:
(Matrícula  R$ 525,00 + 21x R$ 525,00)

Para Funcionários UFSCar:
1 Vaga Específica Disponível (ou 2 vagas para turmas com 40 inscritos pagantes)
Gratuito

*Descontos para grupos de empresas (2-5 alunos: 5%; 6-10 alunos: 10%; mais de 10 alunos entrar em contato com o DEP-UFSCar)

Documentação

Para realizar a Inscrição é obrigatório o preenchimentos da Ficha de Inscrição e o envio dos seguintes documentos:

  • Cópia (frente e verso) do Diploma de Graduação ou do Certificado de Conclusão da Graduação
  • Cópia do RG
  • Cópia do CPF

Você pode obter* até

30% de DESCONTO

30% DE DESCONTO para ex-alunos de Especialização do DEP!
Todos os ex-alunos de pós-graduação do DEP-UFSCar terão direito a 30% de desconto na matrícula e nas mensalidades do novo curso.

*Desconto válido apenas para os cursos do DEP-UFSCar Gestão da Produção, MBA Finanças, Gestão Organizacional e de Pessoas, MBE em Gestão da Produção e MBA em Gestão Empresarial.