PESQUISA E EXTENSÃOGrupos de Pesquisa e Extensão

GPO – Grupo de Estudos em Pesquisa Operacional

O Grupo de Pesquisa Operacional da Engenharia de Produção tem o objetivo de estudar e desenvolver técnicas para apoiar decisões em sistemas de produção e logística. Um profissional nesta área é preparado para compreender, modelar e resolver problemas de diferentes naturezas, ou seja, é um profissional flexível que tem a possibilidade de desenvolver diferentes métodos e soluções para um determinado problema. O público alvo são egressos dos cursos de Engenharia de Produção, matemática, estatística, computação, economia, administração ou áreas correlatas.

As principais áreas de atuação de um profissional em pesquisa operacional são em problemas relacionados ao planejamento e controle da produção, problemas de projeto e planejamento de sistemas de manufatura e redes logísticas, problemas de configuração e operação de sistemas de atendimento médico e emergencial, problemas de dimensionamento e sequenciamento de lotes, problemas de roteirização e programação de veículos, problemas de corte e empacotamento, dentre outros. Para tratar esses problemas o grupo utiliza de abordagens de otimização e análise de desempenho como, por exemplo, modelagem matemática e otimização combinatória, modelagem estocástica e teoria de filas, heurísticas, metaheurísticas, métodos exatos, entre outros.

www.dep.ufscar.br/grupos/gpo | morabito@ufscar.br

GEPAI – Grupo de Estudos e Pesquisas Agroindustriais

O Grupo de Estudos e Pesquisas Agroindustriais — GEPAI, surgiu no Departamento de Engenharia de Produção da UFSCar em março de 1994. A origem do grupo está ligada à criação do curso de graduação em Engenharia de Produção Agroindustrial (EPAI) em 1993. O Grupo tem trabalhado em pesquisas relacionadas à análise e gestão dos sistemas agroindustriais. São áreas de atuação do GEPAI: estudo de cadeias produtivas, planejamento e controle da produção, controle e análise de custos, logística, gestão da qualidade, marketing, estratégia industrial e metodologias de desenvolvimento de novos produtos. Atualmente o grupo conta com a participação de sete professores do PPGEP do DEP/UFSCar. Estes professores são responsáveis pela orientação de dezenas de doutorados, mestrados e iniciação científica hoje existentes no tema agronegócio.

Ao longo de sua existência, os pesquisadores do GEPAI têm conseguido captar, gerenciar, implementar e participar de inúmeros projetos de pesquisa e extensão, financiados por instituições nacionais e internacionais.

www.gepai.dep.ufscar.br | dmob@ufscar.br

GeTec – Grupo de Gestão de Tecnologia

As capacidades de inovação são reconhecidamente críticas para a competitividade das empresas e dos sistemas econômicos e para suas perspectivas de crescimento, o que explica o crescente interesse de empresários e formuladores de políticas públicas pela dinâmica tecnológica. O GeTec participa do esforço acadêmico de responder sistematicamente a esse interesse, desenvolvendo pesquisas que, a um só tempo, contribuam para a compreensão do processo de inovação e para uma maior eficiência no aproveitamento do conhecimento gerado nas instituições de pesquisa. O grupo apoia-se em uma abordagem multidisciplinar e executa projetos de pesquisa e extensão relacionados a indústrias específicas (metal-mecânica, cerâmica, automobilística, etc.) e a outros tipos de recorte (empresas de base tecnológica, p. ex.).

Dedica atenção também a dois mecanismos centrais de transferência de conhecimento da Universidade para a sociedade: a cooperação universidade-empresa e o empreendedorismo. Esse esforço de investigação habilita o GeTec a participar da formulação das políticas de C, T & I e das estratégias tecnológicas das empresas.

www.dep.ufscar.br/grupos/getec | mpinho@ufscar.br

SimuCAD PSPLAB – Simulação & CAD

O grupo SimuCAD, criado, em 1994 no DEP da UFSCar atua integrando ferramentas de computação gráfica e de simulação na concepção, avaliação e implantação de sistemas de produção e de negócios. Como metodologia de trabalho, o grupo busca integrar as facilidades de edição, manipulação e animação dos pacotes computacionais gráficos bi e tridimensionais às fortes características de análise dos softwares de simulação.

O grupo atua nos campos de ensino, pesquisa e extensão e os resultados já obtidos nos trabalhos demonstram a eficácia da metodologia, agilizando o processo de projeto, possibilitando a análise de múltiplas estratégias de produção e gerando soluções de projeto que contemplam as demandas de flexibilidade e produtividade dos sistemas industriais, aliadas às características ergonômicas e ambientais desejáveis nos modernos sistemas produtivos.

www.simucad.dep.ufscar.br | mbcosta@ufscar.br

GEPEQ – Grupo de Estudo e Pesquisa em Qualidade

O GEPEQ é um grupo de pesquisa que tem por objetivo gerar, difundir e aplicar conhecimentos que contribuam para a melhoria da qualidade e da produtividade de empresas, organizações e cadeias de produção, por meio do planejamento, do controle e da melhoria contínua de produtos e processos. O GEPEQ desenvolve atividades e projetos nas seguintes linhas de pesquisa: Coordenação da Qualidade na Cadeia de Suprimentos, Gestão da Qualidade na Agroindústria, Melhoria Contínua e Aprendizagem Organizacional, Métodos Estatísticos aplicados à Qualidade, Qualidade no Desenvolvimento de Produto, Sistemas de Gestão da Qualidade, Sistemas de Gestão da Qualidade e de Acreditação em Serviços de Saúde e Sistemas de Medição de Desempenho.

www.gepeq.dep.ufscar.br | toledo@dep.ufscar.br

GOSC – Grupo de Pesquisa em Gestão de Operações & Cadeia de Suprimentos Digitais e Sustentáveis

O Grupo de Pesquisa em Gestão de Operações & Cadeia de Suprimentos Digitais e Sustentáveis é um grupo de pesquisa do Departamento de Engenharia de Produção da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) que estuda e pesquisa a gestão de operações (GO) e a cadeia de suprimentos (SC). Mais atualmente nosso grupo incluiu também em suas atividades o estudo de aspectos da digitização e da sustentabilidade no contexto da GO e da SC.

O grupo desenvolve atividades de pesquisa, ensino e extensão dentro dessas áreas. Tais atividades se concentram dentro das seguintes linhas de pesquisa: Supply Chain Management, Logística Integrada, Planejamento e Controle da Produção, Lean Manufacturing, Quick Response Manufacturing, Digitização/Indústria 4.0, Abordagens de gestão sustentável (Cleaner Production, Economia Circular, dentre outros) e Factory Physics.

http://dgp.cnpq.br/ | moacir@dep.ufscar.br

NESEFI – Núcleo de Estudos em Sociologia Econômica e das Finanças

O Núcleo de Estudos em Sociologia Econômica e das Finanças – NESEFI surgiu no Departamento de Engenharia de Produção em 2006 abarcando alunos da Sociologia, Economia, Administração, Psicologia, Engenharia de Produção e áreas afins que desenvolvem pesquisas na área da Sociologia Econômica e das Finanças. Temas como Governança Corporativa, Responsabilidade Social Empresarial, Privatização, Fundos de Pensão, Economia Solidária e Mercado Financeiro formam o arcabouço de temas debatidos.

O foco central é a financeirização da economia brasileira e do mundo. O Núcleo conta com o apoio de três professores do DEP/UFSCar que orientam monografias, dissertações e teses nesta temática. O Núcleo é cadastrado no Diretório Geral dos Grupos de Pesquisa do Brasil no CNPq. O NESEFI realiza reuniões quinzenais abertas a todos os interessados pelo tema.

www.nesefi.dep.ufscar.br | drgr@ufscar.br | (16) 3351-9201

GAMA – Gestão e Tecnologia Aplicadas à Manufatura e Operações

O Grupo Gama – Gestão e Tecnologia Aplicadas à Manufatura e Operações – realiza pesquisa, treinamento e assessoria na área de planejamento e controle da produção, gestão da cadeia de suprimentos, otimização de sistemas produtivos, manufatura responsiva, tecnologia da informação, entre outros temas relacionados.

www.gama.dep.ufscar.br | gama@dep.ufscar.br

GEFin – Grupo de Estudos em Gestão e Mercados Financeiros

O Grupo de Estudos em Gestão e Mercados Financeiros – GEFin possui as seguintes linhas de pesquisas: Características e Comportamento de Mercados Financeiros; Desenvolvimento econômico regional e produtividade; Estratégias Financeiras de Empresas Públicas e Privadas; Estrutura e Custo de Capital e Gerenciamento de Valor nas Organizações Brasileiras; Gestão e Mensuração de Riscos Financeiros e Valor; e, Governança Corporativa e seus Impactos nas Instituições Brasileiras

http://dgp.cnpq.br/ | andrei@dep.ufscar.br

NPro – Grupo de Pesquisa e Extensão

O NPro – Núcleo de Projeto e Prototipagem em Sistemas de Produção – foi criado em 2016 no Departamento de Engenharia de Produção da Universidade Federal de São Carlos (DEP – UFSCar). As principais linhas de pesquisa são: Projetos em Engenharia de Produção (teoria de projeto de engenharia aplicada à ergonomia, projeto de instalações produtivas, planejamento de instalações e projeto do trabalho); Tecnologias Integradas de Simulação, Imersão e Gamificação aplicadas à Sistemas de Produção (investigação do potencial de utilização de tecnologias de imersão, realidade virtual e da teoria de gamificação para simulação aplicada ao planejamento, projeto e gestão de sistemas de produção); e, Prototipagem Física e Virtual para Planejamento e Projeto Participativo (novas fronteiras na prototipagem física – impressão 3D, maquetes, protótipos – e virtual – utilizando Game Engines e softwares de modelagem, animação e simulação- como suporte ao processo de projeto dialógico). O NPro também atua em projetos de extensão prestando assessorias técnicas e desenvolvimento de soluções em suas áreas de interesse/pesquisa.

Mais informações em:

www.npro.ufscar.br | braatz@ufscar.br

NEO – Núcleo de Estudos Organizacionais

O Núcleo de Estudos Organizacionais (NEO) é um grupo de estudo e pesquisa multidisciplinar da UFSCar, voltado para a toda comunidade interessada em compreender a dinâmica das organizações contemporâneas. Inúmeros exemplos de organização fazem parte do nosso dia a dia, como indústrias, bancos, instituições de ensino, governo, ONGs e igrejas. Acreditamos que todas elas podem ser estudadas a partir dos referenciais teóricos da linha de estudos organizacionais. Esses referenciais não são unificados, mas amplos e provenientes de diversas áreas do conhecimento, tais como: Psicologia, Administração, Economia, Sociologia, Ciências Políticas, Antropologia e Linguística.

O objetivo do NEO é produzir e disseminar conhecimento crítico e de qualidade sobre as questões organizacionais presentes em nosso cotidiano. Acreditamos que compreender de forma profunda as organizações é fundamental para uma visão ampla da sociedade, do trabalho e do mundo.

http://www.neo.ufscar.br/ | msacomano@ufscar.br

DynProd – Dinâmica de sistemas de produção e cadeias de suprimento

A dinâmica é o estudo de variáveis, comportamentos ou situações que variam no tempo. Neste grupo de pesquisa, os sistemas de produção e cadeias de suprimento são estudados a partir dessa perspectiva da dinâmica, utilizando métodos de modelagem dinâmica e simulação. Tal abordagem permite desenvolver modelos de sistemas de produção (e de sistemas de PCP) com controle de realimentação e controle autônomo, que são as bases dos sistemas inteligentes da Indústria 4.0. Além desse foco principal de pesquisa, que é quantitativo, são desenvolvidas também pesquisas qualitativas em planejamento e controle da produção, cadeia de suprimento, sustentabilidade, gestão de operações e estratégia e educação em engenharia. O grupo é flexível e diversificado em termos de formação e métodos de pesquisa. Os métodos de modelagem dinâmica podem ser diversos. O método mais conhecido na Engenharia de Produção é o System Dynamics (SD), mas há outros métodos interessantes utilizados nas áreas de Eng. Mecânica e Elétrica.

Assim, alguns projetos do grupo DynProd são multidisciplinares e algumas contam com parcerias internacionais de pesquisadores da Slovênia, Alemanha e Holanda.

https://www.ppgep.ufscar.br/ | juliana@dep.ufscar.br

GEPS – Grupo de Estudos e Pesquisa em Serviço

O Grupo de Estudo e Pesquisa em Serviços (GEPS) concentra-se em desenvolver pesquisas e projetos que contribuam para o avanço do conhecimento em serviços e que auxiliem as organizações a aumentarem sua criação de valor por meio da oferta de serviços. O GEPS é formado por professores e pesquisadores do Departamento de Engenharia de Produção da Universidade Federal de São Carlos e de outras universidades. A criação de um grupo de pesquisadores focados em serviços se justifica pela sua importância na economia e impactos na sociedade.

Hoje, a melhoria e a inovação em serviços são preocupações tanto das empresas tradicionais do setor de serviços como das empresas industriais, que vêm adotando modelos de negócios mais orientados aos serviços.

www.geps.dep.ufscar.br | geps@dep.ufscar.br

CDPRO Makerspace – Centro de Desenvolvimento e Prototipagem Maker para Inovação em Engenharia e Saúde

O CDPRO Makerspace é um grupo de pesquisa e extensão que une pesquisadores em um espaço inovador visando o desenvolvimento de soluções que integrem as áreas de engenharia e saúde. O grupo possui pesquisadores dos departamentos de Engenharia de Produção (DEP e DEP-So), Fisioterapia (DFisio), Terapia Ocupacional (DTO), Medicina (DMed), Computação (DC), Engenharia Química (DEQ), além de parceiros nos departamentos DMec, DEE, DEMa e DEnf.

As linhas de pesquisas do grupo são Desenvolvimento de equipamentos de proteção; Integração do Design de Engenharia com a Cultura Maker; e, Pesquisa e desenvolvimento de produtos para a Saúde e Tecnologia Assistiva. Os projetos desenvolvidos até o momento contam com apoio da FINEP (Edital TA), Ministério Público do Trabalho-MPT, universidades e empresas.

dgp.cnpq.br/ | braatz@ufscar.br

ERMES Lab – Laboratório de Economia Regional e Mudança Estrutural Sustentável

O Laboratório de Economia Regional e Mudança Estrutural Sustentável possui as seguintes linhas de pesquisas: Regional Innovation, Economic Development and Entrepreneurship; FDI (Foreign Direct Investment); International business and Sustainability; e, Structural change and Relatedness.

http://dgp.cnpq.br/ | herickmoralles@dep.ufscar.br

RESOA – Rede de Estudos Socioeconômicos e Organizacionais da Amazônia

A Rede de Estudos Socioeconômicos e Organizacionais da Amazônia (RESOA) é um grupo de pesquisas interdisciplinar sediado na Universidade Federal de São Carlos.

www.facebook.com/resoamz | seacandido@dep.ufscar.br