GRUPOS DE PESQUISA E EXTENSÃOProjeto de Pesquisa

Projeto – Auxílio Pesquisa Regular FAPESP – Modelos Dinâmicos para Controle de Sistemas de Produção Tipo JOB SHOP

O projeto “Modelos dinâmicos para controle de sistemas de produção do tipo job shop” está sendo desenvolvido pelo Grupo de pesquisa DynProd, no DEP-UFSCar, com recursos de auxílio pesquisa da FAPESP. A coordenação é da pesquisadora e docente do DEP, Juliana Keiko Sagawa, e o projeto visa desenvolver e simular modelos dinâmicos de malha fechada para controle da produção em diferentes cenários. Nestes tipos de modelo (de malha fechada), adicionam-se controladores e laços de feedback, e simula-se a ajustagem automática de algumas variáveis do sistema, como estoque em processo e capacidade de máquinas, em função de informações em tempo real do chão de fábrica.

Foram desenvolvidos (ou estão em desenvolvimento) modelos em que os elementos do sistema (ex. máquinas) são representados como multiagentes e modelos que representam sistemas de Planejamento e Controle da Produção (PCP) conhecidos, como o sistema puxado/kanban e o sistema de controle de carga (WLC). A partir dessa abordagem, é possível estudar a resposta dinâmica desses sistemas a perturbações, como flutuações na demanda, e extrair diretrizes prescritivas para que os gestores melhorem o desempenho do PCP e do chão de fábrica. Essa abordagem é multidisciplinar, tendo interfaces com as áreas de Eng. Mecânica e Elétrica. Além de docentes e alunos da UFSCar, participam também docentes da EESC-USP e parceiros internacionais, como o prof. Gasper Music, da Universidade de Liubliana, o pesquisador Tobias Sprodowski, da Universidade de Bremen, e o prof. Martin Land, da Universidade de Groningen.

Esta temática é relevante e atual, uma vez que sistemas com laços de feedback e com controle autônomo são as bases dos sistemas inteligentes da Indústria 4.0. O Grupo DynProd também desenvolve outros projetos com diferentes abordagens de simulação e projetos qualitativos na área de Gestão de Operações, Cadeia de Suprimentos, Estratégia e Sustentabilidade.

Contato: juliana@dep.ufscar.br