GRUPOS DE PESQUISA E EXTENSÃOProjeto de Extensão

Departamento de Engenharia de Produção articula contatos e parcerias entre universidades, institutos e empresas para distribuir milhares de equipamentos para combate à Covid-19

As notícias sobre a pandemia do COVID-19 fizeram com que o olhar de toda a população se voltasse para os profissionais de saúde. Não foi diferente com o Departamento de Engenharia de Produção (DEP) da UFSCar São Carlos, que se questionou o que poderia fazer para auxiliar tais profissionais. Em um primeiro momento, um grupo de pessoas se uniu para a realização de protótipos de máscaras para a proteção facial (faceshields), equipamento complementar de proteção. A fabricação era realizada com a utilização de impressoras 3D e os primeiros protótipos foram testados pelos próprios profissionais de saúde da cidade de São Carlos. Esta etapa contou com a participação direta dos pesquisadores Daniel Braatz do DEP-UFSCar, Zilda Silveira do NUMA-EESC-USP e Rafael Aroca da Agência de Inovação da UFSCar.

Paralelamente, outros esforços foram realizados possibilitar que um maior número de profissionais da área de saúde tivesse acesso às faceshields, viabilizada por produção em larga escala. Outros pesquisadores do DEP-UFSCar se uniram para formar uma rede e aumentar a escala de produção, em especial os professores Fabiane Lizarelli, Fábio Molina, Alessandra Rachid e o técnico de laboratório Tiago Nordi. A viabilidade da larga escala só foi possível por horas de dedicação de diversos profissionais para a realização de um modelo de faceshield que pudesse ser fabricado em larga escala (por processo de injeção), garantindo questões de ergonomia, usabilidade, segurança, qualidade, disponibilidade de materiais no mercado, logística, entre outros aspectos.

A rede contou com a colaboração de inúmeras pessoas físicas que auxiliaram e estão auxiliando na divulgação do projeto e na obtenção de doações e de diversas instituições de ensino e pesquisa por meio da colaboração de seus professores e pesquisadores.

Até o presente momento já foram doadas mais de 20.000 faceshields para instituições de São Carlos, como Santa Casa, HU, SAMU, UPAs, UBS, PSF, instituições de cuidados a idosos e para hospitais e instituições de diversas cidades do interior e capital do estado de São Paulo e algumas cidades do interior de Minas Gerais. Outros equipamentos e dispositivos também foram projetados e entregues especialmente para hospitais de São Carlos, Matão e Catanduva – sendo que um destes dispositivos gerou um pedido de patente ao INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial) com apoio da Agência de Inovação da UFSCar.

O projeto conta ainda com o apoio do Ministério Público do Trabalho que destinou recursos para criação e implementação do CDPRO Makerspace – grupo de pesquisa e extensão que atua em desenvolvimento e prototipagem para inovação em engenharia e saúde – localizado no prédio da antiga agência do Santander próximo ao DEP-UFSCar.

Para saber mais sobre o projeto acesse:

Para visualizar uma das reportagens feitas sobre o projeto de extensão, acesse:

Para saber mais sobre o projeto acesse:

Para visualizar uma das reportagens feitas sobre o projeto de extensão, acesse: