GRUPOS DE PESQUISA E EXTENSÃOProjeto de Extensão

Academia de Formação de Líderes: projeto de extensão se propõe a formação de alunos em “Soft Skills” e aproximação com empresas

Vivemos em uma época fluida, complexa, dinâmica, incerta e instável. As coisas mudam o tempo todo em uma velocidade incrivelmente alta. As relações de causa-efeito já não são facilmente determinadas e a ambiguidade está presente em muitas situações de decisão.

O profissional que atua nesse mundo complexo deve ter habilidades e atitudes para lidar com esse dinamismo.

Nesse âmbito ganharam força as “Soft Skills”, ou “habilidades comportamentais”. Algumas delas já foram mencionadas acima em negrito, mas muitas outras poderiam ser listadas. Habilidades tais como: comunicação e oratória, capacidade de síntese e empatia são apenas alguns dos exemplos de habilidades que estão sendo requisitadas dos profissionais nos dias de hoje.

Nos processos seletivos, as Soft Skills estão sendo tão ou mais valorizadas do que o conhecimento técnico.  Esse último pode ser construído com treinamentos de curta duração, as primeiras levam alguns anos para serem desenvolvidas.

Considerando o contexto apresentado, a Academia de Formação de Líderes se propõe a:

1. Fornecer aos alunos formação em “Soft Skills” em complemento a formação universitária técnica.
  2. Fornecer aos alunos uma formação humana, de forma a promover o desenvolvimento do caráter e da personalidade.
  3. Aproximar a Universidade das empresas.

Em última instância, como consequência desses três objetivos, a Academia de Formação de Líderes se propõe a contribuir para que a universidade forme profissionais completos e qualificados para o mercado de trabalho, sobretudo nas empresas parceiras (e com a ajuda delas).

Como um objetivo adicional, a Academia de Formação de Líderes se propõe a dar uma formação sobre processos seletivos, suas fases, dificuldades, dicas sobre FIT Cultural, etc. Enfim, capacitar os alunos para mostrarem de fato todo o seu potencial nos processos a que se submeterem, diminuindo o efeito do nervosismo, timidez, entre outros.

Para mais informações:

gustavo.oliveira@dep.ufscar.br