SÃO CARLOS
SOBRE O CURSO
A temática dos Recursos Humanos e da Gestão Organizacional nas organizações serão tratadas enfatizando-se as abordagens derivadas da Administração de Pessoal, da Organização da Produção, da Sociologia Econômica e da Psicologia Organizacional, ressaltando os aspectos cognitivos para explicar o comportamento e desempenho das pessoas nas organizações. As estratégias e abordagens que procuram melhorar a eficácia e a eficiência organizacional, com foco no gerenciamento, no desenvolvimento e na motivação das pessoas, tem passado por modificações substanciais nas últimas décadas. A capacitação de pessoal que trabalha em organizações, nas áreas de gestão organizacional e de recursos humanos (pessoas), que é o foco deste curso de especialização, necessita ser atualizada frequentemente, para melhor compreensão das dinâmicas e mudanças envolvidas. As abordagens e estratégias, a serem desenvolvidas ao longo do curso, serão apresentadas e debatidas a partir de uma grade de Disciplinas e de Palestras com especialistas.
Objetivo
O principal objetivo deste Curso de Gestão Organizacional e de Pessoas é promover a capacitação de profissionais na temática da Gestão Organizacional e de Pessoas, destacando a moderna Teoria Organizacional do Trabalho e enfatizando o papel desempenhado pelas pessoas.
Público Alvo
Engenheiros, administradores, advogados, economistas, psicólogos, pedagogos e outros graduados quetrabalham em empresas públicas ou privadas e em Instituições de Ensino Superior.
Período
Período: oito horas-aula semanais, ministradas às sextas-feiras à noite (19:00 às 23:00 horas) e aos sábados de manhã (8:00 às 12:00 horas). A oferta das disciplinas poderá ser realizada de forma remota, presencial ou híbrida de acordo com as condições sanitárias vigentes para não colocar em risco a saúde dos discentes e servidores da UFSCar, além de prestadores de serviço.
Carga Horária Total: 376 horas
Contato Principal: silvia@dep.ufscar.br
ESTRUTURA DO CURSO
- 1MÓDULO I - ORGANIZAÇÕES
CARGA HORÁRIA DISCIPLINAS 24 Horas Teoria das Organizações 16 Horas Organização do Trabalho 16 Horas Mudança Organizacional 16 Horas Gerenciamento do Processo de Mudança 16 Horas Gestão do Conhecimento e Aprendizagem Organizacional 16 Horas Relações Industriais 24 Horas Sociologia 16 Horas Cultura e Poder nas Organizações 16 Horas Economia Institucionall - 2MÓDULO II - RECURSOS HUMANOS
CARGA HORÁRIA DISCIPLINAS 24 horas Estratégia de Pessoas: Dimensões Competitivas 24 horas Relações Interpessoais nas Organizações 24 horas Gestão de Pessoas 16 horas Psicologia Organizacional 16 horas Treinamento Alternativo 16 horas Seminários Sobre Gestão Organizacional e de Pessoas - 3MÓDULO III - FORMAÇÃO GERAL
CARGA HORÁRIA DISCIPLINAS 16 Horas Noções Gerais de Qualidade e Produtividade 16 Horas Planejamento Estratégico 16 Horas Economia Brasileira 16 Horas Análise e Tratamento de Dados 16 horas Ergonomia 16 horas Metodologia e Técnicas de Pesquisa
CARGA HORÁRIA TOTAL
376 horas
CONCLUSÃO DO CURSO
Monografia Obrigatória para a obtenção do título de Especialista em Gestão Organizacional e de Pessoas
DISCIPLINAS
- Ergonomia
Parte 1 1- As correntes de pensamento em ergonomia e abordagens do homem no trabalho Parte 1 – Análise 1- As correntes do pensamento em ergonomia e abordagens do homem no trabalho 2- Conceito de trabalho e tecnologia 3- Metodologia da análise ergonômica do trabalho 4-Trabalho prescrito e trabalho real: noção de tarefa, atividade e modo operatório 5- Variabilidade, regulação e o reconhecimento no trabalho: a inteligência no trabalho Parte 2 6-Pesquisa-ação e ergonomia participativa 7-Formulação de hipóteses e o projeto do trabalho 8-Variáveis em ergonomia: físicas, cognitivas e psíquicas 9-Estudo de caso em projeto do trabalho.
Hora/Aula: 16 horas - Seminários sobre Gestão Organizacional e de Pessoas
Serão convidadas pessoas para apresentação dos seminários. Os temas serão selecionados de acordo com a temática do curso e com os interesses manifestados pelos aluno.
Hora/Aula: 16 horas - Economia Institucional
1. Conceitos Econômicos – mercado, oligopólio, tecnologia. 2. Estrutura de Mercado. 3. Estratégias de Inovação Tecnológica. 4. Estado e Economia.
Hora/Aula: 16 horas - Planejamento Estratégico
Planejamento estratégico empresarial – Planejamento estratégico situacional – Mapeamento cognitivo – Processos de negócios.
Hora/Aula: 16 horas - Economia Brasileira
1. Antecedentes históricos: o processo de industrialização e desenvolvimento excludente. 2. Instabilidade e crise nos anos 80. 3. Os anos 90: mudança institucional e reestruturação produtiva. 4. Os anos 90: A permanência da instabilidade. 5. Desenvolvimento econômico e exclusão social.
Hora/Aula: 16 horas - Relações Industriais
Este curso é concebido como uma introdução à disciplina Relações de Industrias com ênfase na evolução das relações industriais no século XX nos países ocidentais e nos principais temas em pauta no período recente, especialmente as mudanças do padrão do emprego e da regulação do trabalho. O curso trata principalmente das relações de trabalho no Brasil, mas toma outros países como parâmetro comparativo e discute a forma como organizações internacionais passaram, neste final de século, a influenciar as relações de trabalho.
Hora/Aula: 16 horas - Psicologia Organizacional
1.Conhecer as teorias da área de Psicologia Organizacional sobre atitudes no trabalho. 2.Conhecer o uso de análise e pesquisa para melhorar os recursos humanos de organizações. 3.Conhecer algumas estratégias de intervenção psicológica para melhorar relações interpessoais nas organizações.
Hora/Aula: 16 horas - Teoria das Organizações
1.Imagens das organizações como paradigmas científicos 2.As organizações vistas como máquinas 3.As organizações vistas como organismos 4.As organizações vistas como cérebros 5.As organizações vistas como culturas 6.As organizações vistas como sistemas políticos 7.Aprendizado da arte da análise organizacional.
Hora/Aula: 24 horas - Gestão de Pessoas
1- Entendendo a Gestão de Recursos Humanos 1.1 – O Conceito e a Importância da Moderna Gestão de Recursos Humanos 1.2 – A Evolução Histórica 1.3 – O Estágio Atual da Gestão de Recursos Humanos 1.4 – A Gestão de RH em um Ambiente Globalizado, Competitivo, Dinâmico, de Alta Tecnologia e Contínuas Mudanças 1.5 – A Gestão de RH e o Planejamento Estratégico 2 – O Processo de Atração 2.1 – O Novo Perfil do Emprego e do Mercado de Trabalho 2.2 – O Recrutamento de Pessoas – Interno e Externo 2.3 – A Seleção de Pessoas – Interna e Externa 3 – O Processo de Registro 3.1 – Os Registros Internos e Legais 4 – O Processo de Integração 4.1 – A Recepção, Introdução e Iniciação do Novo Empregado 4.2 – A Cultura e os Valores da Organização 4.3 – A Importância da Supervisão 5 – O Processo de Comunicação Interna 5.1 – A Importância da Comunicação de “Mão Dupla” 6 – O Processo de Retenção 6.1 – Relações com Empregados 6.2 – Disciplina e Administração de Conflitos 6.3 – Relações Sindicais e Trabalhistas 6.4 – Saúde Ocupacional e Higiene do Trabalho 6.5 – Segurança do Trabalho 6.6 – Qualidade de Vida e Bem-estar no Trabalho 6.7 – A Importância do Reconhecimento e da Celebração 7- O Processo de Recompensa 7.1 – A Estrutura Organizacional e o Conceito de Cargo 7.2 – A Avaliação e Classificação de Cargos e a sua Relação com a Remuneração 7.3 – A Pesquisa de Remuneração 7.4 – A Política de Remuneração 7.5 – A Remuneração Fixa 7.6 – A Remuneração Variável 7.7 – Os Programas de Incentivos 7.8 – Os Planos de Participação nos Lucros e Resultados 7.9 – Remuneração por Competências ou Habilidades 7.10 – Remuneração Estratégica 7.11 – Benefícios e Serviços 8 – O Processo de Avaliação do Desempenho Humano 8.1 – Conceito de Avaliação do Desempenho 8.2 – Os Métodos de Avaliação do Desempenho 8.3 – A Avaliação do Desempenho e a sua Relação com a Remuneração 8.4 – Aplicações da Avaliação do Desempenho 9 – O Processo de Desenvolvimento 9.1 – Fundamentos Gerais do Treinamento e Desenvolvimento das Pessoas 9.2 – Treinamento x Desenvolvimento x Educação x Aprendizagem 9.3 – Programas de Aprendizes, Estagiários e “Trainees” 9.4 – A “Dança das Mudanças Organizacionais” 9.5 – O Capital Intelectual 9.6 – Aprendizagem Contínua 9.7 – Aprendizagem Organizacional – “Learning Organization” 9.8 – Os Indicadores de Aprendizagem Organizacional 9.9 – Aprendizagem a Distância – E-Learning 9.10 – Trabalho em Equipe e Times Autogerenciáveis (TAGS) 9.11 – “Job Rotation” 9.12 – Administração de Carreiras 10 – O Processo de Monitoramento 10.1 – Banco de Dados e Sistema Integrado de RH 10.2 – As Ferramentas e o Relacionamento com Tecnologia da Informação 10.3 – Os Indicadores de Recursos Humanos 10.4 – Pesquisa de Clima Organizacional 10.5 – Balanço Social 11 – Outros Tópicos Muito Relevantes 11.1 – Liderança 11.2 – Negociação 11.3 – Motivação 11.4 – A Guerra por Talentos 11.5 – A Criação/Agregação de Valor 11.6 – Responsabilidade Social 11.7 – Gestão do Conhecimento 11.8 – A Figura do Consultor Interno em Recursos Humanos 11.9 – A Terceirização e a Gestão de Recursos Humanos 12 – Os Desafios da Gestão de Recursos Humanos em um Futuro Próximo.
Hora/Aula: 24 horas - Análise e Tratamento de Dados
1 . Amostragem 2 . Estatísticas Descritivas 3 . Elaboração de questionários e entrevistas 4 . Análise de Variabilidade.
Hora/Aula: 16 horas - Sociologia
Indivíduo e o grupo Grupo Social Tipos de grupos Grupo psicológico A percepção social Comportamento interpessoal e o intergrupal Identidade social e identidade pessoal Processo psicológico intra e intergrupais.
Hora/Aula: 24 horas
- Organização do Trabalho
1.A evolução dos sistemas de produção 2.taylorismo 3.A escola de relações humanas 4.enriquecimento de cargos 5.taylorismo no Brasil 6.Os efeitos da automação sobre o trabalho 7.A sócio técnica 8.modelo japonês 9.Modelos alternativos de organização industrial 10. A centralidade do trabalho 11.Relações industriais 12.Gênero e trabalho.
Hora/Aula: 16 horas - Noçoes Gerais de Qualidade e Produtividade
Parâmetros e dimensões da qualidade do produto Conceito de gestão da qualidade Conceitos de produtividade Abordagens para a melhoria da qualidade e produtividade Indicadores de desempenho em qualidade e produtividade Relações entre qualidade e produtividade Tendências na Gestão da Qualidade.
Hora/Aula: 16 horas - Estratégia de Recursos Humanos: Dimensões Competitivas
Evolução das estratégias empresariais e estruturas organizacionais.Parâmetros estratégicos e organizacionais relacionados à estratégia de recursos humanos.Evolução da gestão de recursos humanos: da iniciação funcional a estratégia de recursos humanos.Dimensões competitivas da estratégia de recursos humanos: constituição de redes de trabalho baseadas em equipe, aprendizagem organizacional e gestão da cultura organizacional.Integração das estratégias de recursos humanos e de operações.Estudo de casos em estratégia de recursos humanos.
Hora/Aula: 24 horas - Metodologia e Técnicas de Pesquisa
1. O que é ciência? – para serve a ciência – modelos – hipóteses 2. Pesquisa científica – caracterização – tipos de pesquisa científica (incluindo pesquisa bibliográfica) 3. Métodos de pesquisa científica – experimento – survey – estudo de caso 4. Instrumentos de pesquisa científica – questionário – observação – entrevista 5. Workshop sobre projetos dos alunos – breve apresentação e discussão dos projetos de monografia dos alunos 6. Elaboração da monografia – estrutura da monografia – dicas de redação.
Hora/Aula: 16 horas - Monografia
.
Hora/Aula: 4 horas - Mudança Organizacional
A disciplina aborda os conceitos bases da mudança organizacional, diferentes abordagens do desenvolvimento e mudança organizacional e os agentes e práticas gerenciais relacionados à mudança.
Hora/Aula: 16 horas - Relações Interpessoais nas Organizações
Desenvolvimento interpessoal. Inteligências múltiplas e inteligência emocional. Grupo. Identidade social. Habilidades sociais e Competência Social: História e Conceitos, técnicas de avaliação e promoção. Teorias sobre tomada de decisão e resolução de problemas.
Hora/Aula: 24 horas - Cultura e Poder nas Organizações
1. Apresentação e estudo de casos sobre a problemática organizacional.
Hora/Aula: 16 horas - Gestão do Conhecimento e Aprendizagem Organizacional
1.Diferença entre aprendizagem organizacional e organização de aprendizagem 2.Histórico 3.Dimensões da aprendizagem nas organizações: individual, em grupo e organizacional 4.Mecanismos de aprendizagem 5.Sistemas das organizações de aprendizagem 6.Disciplinas das organizações de aprendizagem 7.Ferramenta para diagnóstico da aprendizagem nas empresas 8.Gestão de conhecimento.
Hora/Aula: 16 horas - Gerenciamento do Processo de Mudança
Apresentação de conceitos de Change Management, Entendimento da necessidade de mudança, Criação de Infraestrutura para a mudança, Análise e diagnóstico de situação atual. Estabelecimento de direções para mudança, Definição de inciativas de melhorias, Detalhamento e implantação da mudança.
Hora/Aula: 16 horas - Treinamento Alternativo
Pod Cast e outras atividades relacionadas à Área de Recursos Humanos.
Hora/Aula: 12 horas
PROFESSORES
Nenhuma informação no momento.
Coordenação: ROBERTO ANTONIO MARTINS
INVESTIMENTO
Valores e Prazos
Período | Matrícula | Parcelas Mensais |
de 01/02/2021 a 07/05/2021 | R$ 357,50 | 20x R$ 595,00 |
de 08/05/2021 a 28/05/2021 | R$ 715.00 | 20x R$ 595,00 |
Vagas Específicas
Para Funcionários FAI.UFSCar:
2 vagas específicas disponíveis:
(Matrícula R$ 357,50 + 20x R$ 350,00)
Para Ex-Alunos DEP UFSCar:
2 vagas específicas disponíveis:
(Matrícula R$ 500,00 + 20x R$ 490,00)
Para Funcionários UFSCar:
1 vaga específica disponível:
Gratuito
Documentação
Para realizar a Inscrição é obrigatório o preenchimentos da Ficha de Inscrição e o envio dos seguintes documentos:
- Cópia (frente e verso) do Diploma de Graduação ou do Certificado de Conclusão da Graduação
- Cópia do RG
- Cópia do CPF
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